Açude Cachoeira atinge 9,73% da capacidade total e nada é feito para evitar colapso

Açude Cachoeira atinge 9,73% da capacidade total e nada é feito para evitar colapso

PUBLICIDADE
1 nov 2016

O Açude Cachoeira que abastece a sede e localidades rurais de Aurora atingiu menos de 10% da sua capacidade hídrica na última quarta-feira (26), chegando a exatos 9,99%.

 

acude-cachoeira

O Açude Cachoeira tem capacidade para armazenar 34.330.000 m² (trinta e quatro milhões, trezentos e trinta e três mil m²). FOTO: REPRODUÇÃO

 

O reservatório segue diminuindo rapidamente o seu nível de armazenamento. Segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará, de responsabilidade da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, nesta segunda-feira (31) o Açude alcançou o preocupante nível de apenas 9,73%, o que equivale a 3.340.000 m².

 

O Açude Cachoeira tem capacidade para armazenar 34.330.000 m² (trinta e quatro milhões, trezentos e trinta e três mil m²).

 

Apesar do agravamento do quadro hídrico do reservatório, nenhuma iniciativa foi tomada ainda por parte da Cagece, no intuito de preservar o pequeno volume de água ainda existente no Açude Cachoeira.

 

Uma adutora está sendo construída pelo Governo do Estado, no entanto, sua conclusão e operacionalização ainda são incertas. Se estivesse em funcionamento, a adutora evitaria que a água corresse a céu aberto em um trecho de cerca de três quilômetros até chegar a estação bombeadora da Cagece, para então ser levada até as residências. Tal medida economizaria no mínimo 50% do volume atualmente despachado pela válvula, que fica entre 40% e 50%l/s.

 

Conforme previsão feita pela própria Cogerh, se não houver a recarga hídrica do reservatório ao longo da quadra invernosa de 2016, este chegará ao seu volume morto em outubro de 2017, ao atingir 0,93%.

Comentários