Açude Cachoeira fechará ano de 2017 com nível acima do esperado

Açude Cachoeira fechará ano de 2017 com nível acima do esperado

PUBLICIDADE
27 dez 2017

O Açude Cachoeira fechará o ano com seu nível de armazenamento um pouco acima do esperado.

 

Dados do Portal Hidrológico do Ceará mostram que o Açude Cachoeira concentra nesta quarta-feira (27) 11,44% de sua capacidade máxima. FOTO REPRODUÇÃO / PORTAL HIDROLÓGICO

 

A previsão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgada em julho deste ano, era que o reservatório responsável pelo abastecimento da sede do município de Aurora e comunidades rurais, terminasse 2017 na casa dos 10%.

 

No entanto, apesar da alta taxa de evaporação e a demanda para abastecimento, o açude cachoeira deverá fechar o ano de 2017 com pouco mais de 11%.

 

Dados do Portal Hidrológico do Ceará mostram que o Açude Cachoeira concentra nesta quarta-feira (27) 11,44% de sua capacidade máxima.

 

Independente do comportamento da próxima quadra invernosa, a Cogerh assegura que o abastecimento hídrico do município de Aurora está assegurado até pelo menos o início de 2019.

 

Em janeiro deste ano o Açude Cachoeira chegou a atingir o nível crítico de apenas 6% de sua capacidade.

 

O Açude Cachoeira tem capacidade máxima para 34.330.000 m³ (trinta e quatro milhões, trezentos e trinta mil metros cúbicos).

 

Vazão liberada

 

Uma reunião extraordinária da Comissão Gestora do Açude Cachoeira, realizada na manhã do dia 12 de dezembro discutiu o uso das vazantes e a liberação de vazão emergencial para atender os ribeirinhos do Riacho Caiçara.

 

Ao final das discussões ficou acertada uma liberação de 100 l/s até que a água chegasse à última barragem do Riacho Caiçara, já nas proximidades do Rio Salgado.

Comentários