Aos poucos; pequenos reservatórios vão esgotando capacidade, na zona rural de Aurora

PUBLICIDADE
5 ago 2014

Às 19h e 43 min – A quadra invernosa deste ano na região do Cariri atingiu melhores índices que outras áreas do estado Ceará, capaz de proporcionar uma safra bem melhor do que no ano anterior. Apesar disso, pequenos reservatórios, os chamados barreiros, utilizados pela grande maioria para saciar a sede do gado, não suportam a alta temperatura, consequência do sol escaldante e nesta época do ano já dão sinais de total esgotamento.

 

Esse pequeno reservatório até bem pouco tempo servia para sassear sede do gado. (Foto: Renato Brito / AquiConectados)

Esse pequeno reservatório até bem pouco tempo servia para sassear sede do gado. (Foto: Renato Brito / AquiConectados)

 

O verdadeiro colapso é comum a esta época do ano, quando as chuvas praticamente deixam de existir e aumentam ainda mais a ‘dor de cabeça’ dos criadores, que em dados momentos precisam se desdobrar para produzirem alimentação e encontrarem água para salvar o rebanho.

 

Essas fotos foram feitas na zona rural de Aurora, no sítio Crioulas. A referida localidade lida com situações totalmente contrárias, enquanto os pequenos reservatórios já estão esvaziados, o Rio Salgado que corta um longo percurso do lugar concentra um bom volume d’água, suficiente, por exemplo, para manter plantios irrigados.

 

????????????????????

O pequeno açude encontra-se totalmente seco nessa época do ano. (Foto: Renato Brito / AquiConectados)

 

Segundo os próprios criadores a situação tende a piorar ainda mais daqui a alguns meses, quando a água se tornará mais escassa. Há quem diga que os reflexos das irregularidades da quadra invernosa ainda não apareceram.

 

De acordo com números da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) este ano, o volume de chuvas em Aurora atingiu a marca de 844 milímetros, abaixo do normal, porém acima do registrado em 2013, quando esse número foi de apenas 789 milímetros.

 

Da Redação

Comentários