ÁUDIO: Defensor público de Aurora teme que município fique sem defensoria

PUBLICIDADE
7 nov 2017

O Defensor Público de Aurora, o aurorense, Dr. Francisco Torres, expôs dados curiosos sobre a defensoria pública cearense e alertou para o risco que Aurora corre de ficar definitivamente sem defensor público, caso não aja um esforço por parte da classe política local. A preocupação de Dr. Torres ganhou força na Câmara, recebendo apoio dos vereadores presentes, onde as declarações foram feitas.

 

Atualmente Dr. Francisco Torres atua em Aurora como Defensor Público apenas um dia por semana. (RENATO BRITO)

 

Para o Defensor Público, a razão que o levou até a Câmara foi a preocupação com o futuro da defensoria pública de Aurora. Dr. Torres lamentou que falta reconhecimento da população para com o trabalho desempenhado pela defensoria.

 

Ouça a entrevista concedida por Dr. Torres ao repórter Renato Brito:

 

 

Os dados expostos pelo Dr. Francisco Torres mostram que dos 415 cargos criados ainda na época do então governador Tasso Jereissati, em 1.997, quando instituiu a Defensoria Pública no Ceará, hoje, apenas 383 foram preenchidos, sendo que a necessidade atual seria de no mínimo 700 defensores atuando em todo o estado.

 

Curta nossa página no facebook

 

Outro dado triste desta realidade, segundo ele, é que cerca de 75% das Comarcas do interior cearense não possuem sequer um Defensor Público. Segundo Dr. Torres, dos 184 municípios cearenses, apenas 54 destes possuem Defensor Público.

 

Preocupado com a possibilidade de Aurora ficar sem um Defensor Público atuando no município, Dr. Torres disse aos vereadores, que procurou a Defensora Geral em Fortaleza e propôs a ela que designe um Defensor Titular para o município. Em contrapartida ele buscará junto a esfera municipal, ou seja, junto a prefeitura, um local onde possa ser instalada a sede da Defensoria Pública de Aurora, visto que o espaço destinado no Fórum Jaime de Alencar Araripe não oferece as mínimas condições. “A Defensora Geral ficou otimista, e não prometeu, mas, não descartou a nomeação de um Defensor Público Titular para Aurora em março do próximo ano”, disse Dr. Torres.

 

Atualmente Dr. Francisco Torres atua em Aurora como Defensor Público apenas um dia por semana, ou seja, as sextas-feiras. Dr. Torres estará atuando no município somente até o dia 13 de novembro deste ano.

Comentários