Câmara municipal se reúne em mais uma sessão ordinária

Câmara municipal se reúne em mais uma sessão ordinária

PUBLICIDADE
21 maio 2017

O legislativo aurorense se reuniu neste sábado (20) em sessão ordinária que contou com a presença de nove, dos onze vereadores da Casa. Wellington Rodrigues (Budú), que alegou problemas de saúde e Dr. Valmir Costa justificaram suas ausências.

 

A sessão deste sábado contou com vários requerimentos na pauta, aprovação de projetos do executivo e a presença do ex-prefeito de Aurora, Adailton Macedo. FOTO: AQUICONECTADOS

 

A sessão deste sábado contou com vários requerimentos na pauta, aprovação de projetos do executivo e a presença do ex-prefeito de Aurora, Adailton Macedo.

 

O ex-prefeito Adailton Macedo e atualmente assessor especial do pefeito Dr. Júnior Macedo esclareceu algumas dúvidas dos vereadores, sobre assuntos ainda relativos a sua época de administrador e em seguida explicou porque os Agentes de Saúde e de Endemias não tiveram reajuste em seus vencimentos nos últimos dois anos.

 

Segundo o ex-gestor, o piso das categorias fixado pelo Ministério da Saúde em R$ 1.014,00 nunca foi reajustado até hoje, portanto, diante disso, o município estar cumprindo o que determina a lei, no entanto, uma reunião foi feita com as duas classes e o prefeito Dr. Júnior Macedo anunciou que irá conceder um reajuste, inclusive, retroativo a 1º de março deste ano, como ocorreu com os demais servidores municipais com nível de escolaridade até o médio. O projeto deverá dar entrada na Câmara já para ser votado na próxima sessão.

 

Adailton adiantou ainda que o prefeito Dr. Júnior esteve em Brasília, onde assinou  o plano de obras, que beneficiará comunidades rurais com abastecimentos de água. Outra informação anunciada por Adailton é que Dr. Júnior já autorizou que seja feita a licitação para contratação de uma empresa que atuará na perfuração de poços profundos na zona rural do município. Adailton disse ainda, em resposta a vereadora Tânia, que o recurso para construção da quadra esportiva da Agrovila já foi empenhado.

 

Em resposta ao vereador Osasco, que o indagou se havia alguma novidade em relação ao problema da falta d’água na Vila Tuíca, o ex-prefeito disse que manteve contato com o gerente regional da Cagece, Dr. Galba e este se comprometeu em enviar engenheiros para constatar a viabilidade por parte do órgão em abastecer a comunidade. O ex-prefeito disse que irá cobrar uma solução.

 

Quanto a ida de vários vereadores à Brasília sob o bom senso e seriedade do vereador e presidente do legislativo, Aderlânio Macedo, Adailton  disse que essa é uma oportunidade única, pois durante os doze anos em que esteve na Casa como vereador, nunca houve essa abertura.

 

Sobre o que vem ocorrendo em Brasília, o ex-prefeito classificou como preocupante. Para ele, o país vive um momento de incertezas e está preocupado, pois a beira de uma eleição não se tem ainda um nome de expressão para concorrer a presidência. “Não se faz um candidato a presidência do dia para a noite”, disse Adailton. Sobre as delações dos proprietários da empresa JBS Adailton disse que o momento não é querer saber quem estar envolvido, mas quem não estar envolvido, que segundo ele; são poucos.

 

Requerimentos

 

Osasco Gonçalves (PSL) – solicitou que fosse encaminhado ofício ao Cartório Eleitoral de Aurora e ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE), pedindo melhorias no atendimento a eleitores no cadastramento biométrico. O parlamentar também solicitou da prefeitura, que seja feita uma reunião com os proprietários de farmácias do município para que seja discutida a permanência em regime de 24 horas dos respectivos estabelecimentos. O vereador sugeriu inclusive que a prefeitura deveria arcar com a segurança.

 

Cícero de Nequinho (PSDB) – Solicitou da prefeitura, que seja feito calçamento nas localidades de Boa Vista e Japão, nestes locais, segundo o vereador, na época invernosa é quase impossível transitar veículos, dado o estado em que fica a via.

 

Antônio Wilton (Brsa) (PEN) – Solicitou que sejam construídas quadras esportivas nas localidades de Antas e Mocó. Solicitou ainda que seja construído um posto de saúde no sítio Antas e que seja perfurado um poço profundo no sítio Catingueira.

 

Tânia (PTB) – Solicitou que seja calçamento em frente ao posto de saúde da Vila Paulo Gonçalves, que seja feito calçamento também na Rua João Alves de Souza, no mesmo bairro e que sejam construídas quadras esportivas cobertas nos sítios Varzantes, Tipi e Agrovila nas respectivas escolas das localidades.

 

Alguns projetos do executivo que tramitavam nas comissões foram aprovados em plenário, enquanto outros deram entrada na Casa e foram encaminhados as comissões.

 

Em Brasília

 

Os vereadores Cicero de Nequinho e João Filho consideraram de grande importância a oportunidade que o presidente da Casa, o vereador Aderlânio Macedo proporcionou de irem à Brasília. Os vereadores agradeceram a Aderlânio pela atitude.

 

Aderlânio Macedo disse ter sido importante a ida a Brasília e elencou alguns assuntos debatidos na ocasião. Quanto a oportunidade que está sendo dada aos seus pares, Aderlânio disse que pretende fazer a diferença, compartilhando cada momento do seu mandato de dois anos com todos os colegas.

 

Talento do esporte

 

Natural do distrito de Ingazeiras, Wéverlyn mudou-se para Juazeiro do Norte onde atualmente vive a rotina de estudar, trabalhar e treinar. FOTO

O atleta profissional de jiu-jitsu, Weverlyn Fernandes, o Vevé Manchinha esteve na tribuna da Câmara pedindo o apoio dos vereadores para que possa participar de mais uma competição nacional e representar o município de Aurora. Vevé pretente disputar o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, na categoria Azul Médio.

 

Natural do distrito de Ingazeiras, Wéverlyn mudou-se para Juazeiro do Norte onde atualmente vive a rotina de estudar, trabalhar e treinar.

Comentários