Campanha de vacinação antirrábica já atingiu mais de 97% da cobertura em Aurora

PUBLICIDADE
28 nov 2016
Ao todo, 8.758 animais entre cães e gatos já foram vacinados em Aurora. FOTO: Divulgação

Ao todo, 8.758 animais entre cães e gatos já foram vacinados em Aurora. FOTO: Divulgação

A meta estipulada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) em torno da campanha de vacinação contra a raiva animal está muito próxima de ser alcançada no município de Aurora.

 

Segundo dados da Coordenação Especializada de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, 97,92% da meta de vacinação dos cães já foi atingida, restando, portanto, praticamente apenas 2% para alcançar os 100%.

 

O Biomédico e Coordenador do setor – Richard Luna afirma que a meta a ser atingida até o término da campanha é de 5.769 cães vacinados. Segundo ele, 5.649 destes já foram vacinados, restando assim 120 para que a meta seja alcançada.

 

Além de cães, a campanha mira também a vacinação de gatos. Até agora pelo menos 3.109 gatos já foram imunizados.

 

Ao todo, 8.758 animais entre cães e gatos já foram vacinados em Aurora.

 

A Vigilância Epidemiológica realiza a vacinação dos animais em domicílio. Para acionar a equipe de vacinadores basta o dono do animal se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua João de Sá Cavalcante, no centro de Aurora ou ligar para a referida secretaria. O Telefone para contato é o (88) 3543-1490.

 

Transmissão da raiva

 

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Comentários