Campanha de Vacinação contra a Gripe acontecerá nos doze PSFs de Aurora neste sábado

PUBLICIDADE
29 abr 2016

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começará neste sábado (30) em Aurora. A exemplo do restante do país a data servirá como Dia D de mobilização.

 

campanha gripeDurante todo o dia; os 12 postos de saúde da sede e da zona rural do município estarão abertos ao público. As Unidades Básicas de Saúde abrirão às 08:00h da manhã e só fecharão às 17:00h ou conforme seja a demanda.
A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – Luana Fernanda lembra que neste primeiro momento, terão prioridade para receber a vacina; crianças com idade de seis meses a menores de dois anos, gestantes e idosos com sessenta anos ou mais. “Isso não quer dizer que os demais grupos serão excluídos da vacinação neste primeiro momento da campanha, no entanto, esses grupos mais vulneráveis serão prioritários”, completa Luana.

 

A vacina contra a gripe distribuída pelo Ministério da Saúde imuniza contra três tipos da doença: A/H1N1, A//H3N2 e influenza B.

 

O público alvo da campanha envolve pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

 

Para o início da campanha, que começa neste sábado (30) o município de Aurora recebeu do Ministério da Saúde 2.380 doses da vacina (40% do total), distribuídas entre os 12 PSFs. Até o final da campanha, o município deverá ter recebido algo em torno de 5.933 doses, conforme está previsto.

 

A Campanha de vacinação contra a Gripe começa neste sábado (30) e prossegue até o dia 20 de maio.
“Acreditamos que a demanda deve ser grande neste Dia D. Aproveitamos para lembrar às pessoas que não se preocupem, pois as doses serão suficientes para contemplar todo o público alvo”, afirma a Coordenadora de Imunização Luana Fernanda.

 

NÚMERO DE CASOS REGISTRADOS ESTE ANO NO PAÍS

 

Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% (1.365) pelo vírus H1N1, além de 230 mortes. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (976) de infecção por H1N1, sendo 883 no estado de São Paulo.

 

Da Redação – AQUICONECTADOS

Comentários