CAPS comemora o Dia da Saúde Mental em Aurora

CAPS comemora o Dia da Saúde Mental em Aurora

PUBLICIDADE
11 out 2018

O Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado nesta quarta-feira (10) em Aurora, em um evento promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-I) no auditório da Casa da Cultura.

 

FOTO: RENATO BRITO

 

Ao longo da manhã, palestras foram proferidas abordando questões relacionadas diretamente à saúde mental. Além dos pacientes assistidos pelo Caps, estudantes do curso técnico de enfermagem da Escola Leopoldina Gonçalves Quezado, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), dentre outros. A sub-secretária de saúde – Alana Roberta este representando a titular da pasta, Monalisa Holanda.

 

Antes do início das palestras, os alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Leopoldina Gonçalves Quezado ofereceram junto aos pacientes do Caps alguns serviços, como: aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

 

FOTO: RENATO BRITO

 

Na primeira palestra foi apresentado o projeto “Cuidar sim, excluir jamais”. O Enfermeiro e Coordenador da turma do curso técnico de enfermagem da Escola Estadual Leopoldina Gonçalves Quezado, Mikael Figueiredo destacou a importância da inclusão social de pessoas portadoras de deficiências e defendeu a quebra de preconceitos, algo muito presente no dia a dia e bastante preocupante. Mikael também defendeu mais investimentos por parte do governo federal para se trabalhar os projetos de inclusões sociais, dentre outros.

 

VEJA TODAS AS FOTOS:

 

CAPS comemora o Dia da Saúde Mental em Aurora

 

A seguir, o médico Psicólogo do CAPS, Dr. Zacarias e a médica clínica, Dra. Kassandra Lins ministraram palestra abordando temas relevantes, voltados aos pacientes da unidade e público presente.

 

Kassandra defendeu a reforma psiquiátrica na prática, onde o serviço de atenção aos pacientes funcione de maneira compartilhada, evitando o acúmulo de demanda por parte dos centros de atenção psicossociais, por exemplo.

 

Dr. Zacarias destacou à nossa reportagem a importância de se discutir o assunto e reconheceu a necessidade de a família está presente no acompanhamento do paciente, o que pode resultar em melhoria do quadro clínico e social da pessoa.

 

A Coordenadora do Caps, Alana Kisley disse à reportagem do Portal de Notícias AquiConectados, que o objetivo foi alçando e agradeceu a todos que participaram do evento nesta quarta-feira e contribuíram para o seu sucesso.

Comentários