Ceará tem 23 das 56 cidades em emergência hídrica no Nordeste, anuncia ministro

Ceará tem 23 das 56 cidades em emergência hídrica no Nordeste, anuncia ministro

PUBLICIDADE
2 abr 2015

O Ceará tem 23 cidades em situação de emergência hídrica, dentre as 56 apontadas nesta quarta-feira, 1º, pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

 

Após reunião interministerial no Palácio do Planalto, uma lista com 56 sedes urbanas do Nordeste que poderão contar com atendimento e ações de apoio do Governo Federal durante a escassez foi anunciada.

 

Segundo o ministro, mesmo após as chuvas, a situação dos reservatórios no Nordeste, e também no Sudeste, ainda é crítica.

 

A lista ainda está sendo fechada com os municípios para confirmar informações repassadas pelos estados, já que o número total pode mudar conforme situação climática de cada local. Com o levantamento final, o número pode chegar a 105.

 

Os municípios do Nordeste indicados pertencem aos estados de Alagoas (2), Bahia (5), Ceará (23), Paraíba (15), Pernambuco (2) e Rio grande do Norte (9).

 

Ações

 

Entre as ações do Governo Federal, está o fornecimento de água por meio de carros-pipa, perfuração de poços, implantação de cisternas, sistemas de abastecimentos e adutora de engate rápido.

 

A reunião acertou ainda a priorização da conclusão de obras hídricas possíveis de serem entregues ainda em 2015 no Nordeste. Outras reuniões entre os ministérios da Integração Nacional, Cidades, Planejamento, Saúde (Funasa) e Fazenda devem ser realizadas para definir as prioridades.

 

O Povo Online

Comentários