Ceará tem 70% de chance de permanecer no 5º ano de seca, aponta Funceme

PUBLICIDADE
23 fev 2016
FOTO:RENATO BRITO

FOTO:RENATO BRITO

O Ceará tem 70% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, segundo novo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta terça-feira, 23. O novo documento climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio.

 

“Não é informação que gostaríamos de passar, mas temos o dever de mostrar os riscos”, afirma o presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins. O novo prognóstico climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio. No início da ano, a probabilidade do Ceará entrar no 5º ano de seca era de 65%, conforme prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril.

 

O documento da Funceme aponta ainda que a chance de haver precipitações em torno da média é de 25%; a probabilidade de chuvas acima da média é de apenas 5%.

 

Segundo Eduardo, as chuvas concentradas no litoral não ajudam no aporte do Estado. ‘‘As chuvas precisam ser acima da média nas demais regiões”, disse.

 

A atuação do El Niño é o principal fator para esse cenário negativo, pois a alta intensidade dele diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará. A variação neutra de temperatura do Oceano Atlântico também influencia.

 

“O que devemos fazer é nos preparar e conscientizar a população a fazer uso responsável da água, pois a situação de açudes preocupa”, disse Martins.

 

Fonte: O Povo

Comentários