Cogerh discutirá operação do Açude Cachoeira neste 2º semestre; reservatório conta com apenas 13,27% da capacidade

Cogerh discutirá operação do Açude Cachoeira neste 2º semestre; reservatório conta com apenas 13,27% da capacidade

PUBLICIDADE
8 ago 2016

açude cachoeiraO Açude Cachoeira, maior reservatório hídrico do município de Aurora e única alternativa para abastecimento da sede e de várias localidades rurais, está agonizando, registrando índices cada vez mais preocupantes.

De acordo com informações colhidas junto ao Portal hidrológico do Ceará, o reservatório aurororense com capacidade para armazenar 34.300.000 m³ (trinta e quatro milhões e trezentos mil metros cúbicos de água), conta apenas com pouco mais de quatro milhões e meio deste montante, ou simplesmente 13,27% da capacidade.

 

Com base nisso, e com o objetivo de discutir a operacionalização do açude neste segundo semestre, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), através da Gerência Regional da Bacia do Salgado, realizará a chamada “Reunião de Alocação Negociada” do reservatório para decidir com a população as próximos medidas a serem tomadas para evitar um colapso, o que seria uma tragédia para o município.

 

A reunião será realizada nesta terça-feira (09), a partir das 09:30h na Capela da Agrovila, próximo ao açude. A participação da população neste momento será de suma importância, visto que ali será discutido principalmente o uso consciente da água do reservatório, sobretudo neste prolongado período de estiagem.

 

A reunião deverá contar com a presença do prefeito Adailton Macedo, do Secretário de Agricultura e Recursos Húdricos – José Dácio, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, representantes da Cagece, dentre outros interessados no assunto.

Comentários