Com fim do Orkut, rede social russa dispara no Brasil

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15 jul 2014
(Foto: reprodução)

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A rede social VKontakte, também conhecida como VK, está se beneficiando bastante do fim do Orkut, anunciado para 30 de setembro deste ano. O público brasileiro, órfão de um sistema de comunidades semelhantes à rede do Google, já que Facebook e Google+ são plataformas completamente diferentes, está procurando refúgio no serviço.

 

Segundo o VK, a rede já conta com 340 mil usuários brasileiros, o que, no entanto, não chega nem perto da base de brasileiros no Facebook, por exemplo. A empresa não cita exatamente quantos deles já tinham uma conta antiga. Mesmo assim, houve um crescimento grande nos últimos tempos, depois do anúncio do fim do Orkut.

 

Isso é comprovado por uma pesquisa no Google Trends, conforme aponta o VentureBeat. As buscas por “VK” e “vk.com” dispararam nas últimas semanas depois do anúncio do fim do Orkut. O site de monitoramento de atividade em aplicativos móveis App Annie também mostra que o número de usuários do aplicativo da rede social para Android também foi alavancado bruscamente.

 

A empresa se diz preparada para receber este novo público brasileiro, inclusive com a chegada de novos recursos e melhorias. Além disso, o suporte foi reforçado com pessoas capazes de se comunicar em português brasileiro.

 

O VK é o segundo maior site da Rússia, com 260 milhões de usuários registrados e 60 milhões de usuários diários, embora não chegue nem perto dos números massivos do Facebook, com 1,28 bilhões de usuários mensais.

Olhar Digital

Via VentureBeat

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