Começa a Semana Nacional do Júri, 273 processos serão julgados no Ceará

PUBLICIDADE
13 abr 2015
Uma das prioridades nos processos é a cronologia. Quanto mais antigo, mais próximo de ser julgado na Semana. FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma das prioridades nos processos é a cronologia. Quanto mais antigo, mais próximo de ser julgado na Semana. FOTO: DIVULGAÇÃO

Espera-se que 273 processos sejam julgados pelo Tribunal de Justiça do Ceará de hoje até sexta-feira, como parte da segunda edição da Semana Nacional do Júri. Serão ao menos 29 sessões em Fortaleza e outras 243 no interior do Estado.

 

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação acontece em 27 tribunais de Justiça do País, com a perspectiva de julgamento de 3.142 processos, um aumento de 28% em relação aos enviados a júri na mobilização de 2014.

 

Uma das prioridades nos processos é a cronologia. Quanto mais antigo, mais próximo de ser julgado na Semana. Outro critério são os crimes de repercussão social grave.

 

O Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás são os Estados com mais processos listados para a Semana Nacional do Júri.

 

No ano passado, dos 2.442 processos levados a júri popular durante a 1ª Semana Nacional do Júri, 1.523 julgamentos terminaram em condenações para os acusados e houve 751 absolvições. No mesmo período, 241 unidades judiciais de todo o País realizaram pelo menos quatro sessões do júri.

 

O objetivo da iniciativa, encampada também pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ministério da Justiça, é levar a julgamento especialmente réus de processos referentes a crimes praticados pelo menos cinco anos antes.

 

Diário do Nordeste

Comentários