Confira os assuntos abordados em mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Aurora

PUBLICIDADE
3 abr 2017

O legislativo aurorense voltou a se reunir no último sábado (01) em movimentada sessão ordinária. Dez dos onze edis marcaram presença, com exceção apenas do vereador Antônio Wilton (Brasa). Na pauta estiveram vários requerimentos formais e verbais e projetos do executivo.

 

O legislativo aurorense voltou a se reunir no último sábado (01) em movimentada sessão ordinária. FOTO: AQUICONECTADOS

 

Logo no início dos trabalhos o presidente da Casa, o vereador Aderlânio Macedo (PMDB) autorizou de uma mensagem de congratulação direcionada ao ex-prefeito Adailton Macedo, que aniversariou no dia 31 de março e ao vereador João Filho, que aniversariou no dia 01 de abril. Em seguida foi a vez de uma moção de apoio ao senador cearense e presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, peloempenho concentrado, visando a liberação de quase 11 milhões de reais para manutenção dos serviços médicos de três hospitais de Barbalha, que juntos atendem a 41 cidades e a mais de um milhão de pessoas.

 

Os requerimentos apresentados pelos vereadores giraram praticamente em torno de melhorias em estradas vicinais, bastante danificadas em razão das boas chuvas, correções em sinalizações de trânsito, pavimentações e abastecimentos d’água.

 

Um dos requerimentos do vereador Wellington Rodrigues (Budú) – PDT, por exemplo, solicitou do Executivo o concerto de bueiros na zona rural do município.

 

O vereador Osasco Gonçalves (PSL) requereu da engenharia de trânsito do Demutran uma solução para a Rua Cicero José do Nascimento, no Bairro Araçá, onde veículos pesados transitam na contramão para ter acesso à CE-288.  O edil também cobrou do poder público, a execução da lei municipal que proíbe a colocação de entulho nas ruas.

 

Cicero de Nequinho (PSDB) se mostrou preocupado com o surgimento de doenças e requereu do Executivo a contratação de pelo menos mais quatro agentes de endemias para auxiliarem na identificação e prevenção destas. Em outros requerimentos, o vereador Cicero de Nequinho solicitou a limpeza de um poço profundo na comunidade de Monte Alegre, instalação de uma bomba no referido reservatório e a reforma do calçamento da ladeira de Soledade.

 

João Filho (PSD) pediu o concerto de estradas na zona rural, construção de calçamento na Rua projetada até a Rua marica Leite ecobrou providências quanto ao acúmulo de água em determinado local entre as ruas Paulo Valério e Rosa Mística.

 

A vereadora Tânia Macedo (PTB) pediu oi concerto de bueiro no sítio Coxá construção de um poço profundo no sítio Santo Antônio e adaptação do prédio da escola do sítio Gitirana em posto de atendimento do Programa Saúde da Família.

 

A vereadora Maria Iracilda (PT do B) requereu ao Executivo a construção de uma caixa d’água no Tipi, concerto de estradas carroçáveis e calçamento de ruas situadas no Alto da Cruz e na Vila Paulo Gonçalves.

 

O presidente da Casa, o vereador Aderlânio Macedo (PMDB) solicitou por meio de requerimento verbal a viabilidade por parte do Executivo para que a população do sítio Angico passe a receber atendimento médico na escola da comunidade.

 

Dr. Valmir Costa (PSD) solicitou a manutenção da estrada que dar acesso ao sítio Coxá, partido da CE-288, que segundo ele, está quase intransitável.

 

O vereador Budú pediu que seja feita a manutenção dos computadores da escola de Santa Vitória.

 

Projetos do Executivo

 

Cinco projetos do Executivo deram entrada na Casa. Apenas um deles, o Projeto de Lei Nº 011/2017, que concede reajuste nos vencimentos dos servidores públicos de 6,47% foi aprovado, após suspensão da sessão por vinte minutos para que as comissões emitissem seus pareceres. Os demais foram encaminhados às comissões e deverão ser votados em plenário na próxima sessão ordinária.

 

Os projetos à seguir tramitam nas comissões:

 

O Projeto de Lei Nº 012/2017 cria cargos no quadro de pessoal, o Projeto de Lei Nº 013/2017 dispõe sobre a regulamentação do funcionamento das unidades escolares e creches, o Projeto de Lei Nº 014/2017 dispõe sobre a criação da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira e o Projeto de Lei Nº 015/2017 autoriza o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, a firmar convênio com a Clínica de Ortopedia do Cariri.

 

Na Tribuna

 

Lamarck Dias fez uso da tribuna para pedir apoio da Casa em prol de um projeto cinematográfico que será feito em Aurora. Segundo ele, um filme de cunho social, que abordará o tema “exploração sexual” será gravado em junho na “Terra do Menino Deus”, com atores locais e dois atores globais inclusive. Para tanto, as despesas são grandes e o apoio dos vereadores ajudará a na realização do projeto, que conforme ele,custará em torno de R$ 25 mil.

 

De acordo com Lamarck, o nome da nossa cidade poderá ser levado até para outros países, uma vez que o filme será escrito em vários festivais.

 

O jovem Pedro David também fez uso da tribuna para divulgar a realização de mais uma edição do festival “Diversão e arte”, que mistura música e teatro. Para ele, o projeto visa valorizar nossa cultura e procura socializar a todos. Pedro também pediu apoio financeiro aos vereadores.

 

Em resposta à Lamarck e David, o presidente da Câmara, Aderlânio Macedo se colocou à disposição e confirmou que buscará uma maneira legal de ajudar aambos.

Comentários