Eleitorado cearense tem pouco interesse em partidos, revela pesquisa

PUBLICIDADE
5 set 2014

Integrantes dos comitês dos dois candidatos ao Governo do Estado: Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) ficaram satisfeitos com o resultado da pesquisa do Ibope, publicada na edição de ontem do Diário do Nordeste, em que o líder Eunício praticamente permaneceu como estava anteriormente, e Camilo Santana ganhou 20 pontos.

 

partidos pouco inrteresseAlém de indagar os eleitores sobre em quem votavam para governador do Estado, senador e presidente da República, o Ibope também procurou saber qual o interesse dos eleitores sobre as eleições que ocorrerão no dia 5 de outubro próximo e, ainda sobre a preferência partidária dos eleitores cearenses.

 

Em relação ao primeiro tema os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta: “Em outubro deste ano, teremos eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados. Gostaria de saber qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão em outubro. O (A) sr(a) diria que tem” muito interesse, 22%; interesse médio, 30%; pouco interesse, 26%, nenhum interesse, 21%, não sabe /nem respondeu, 1%.

 

Quanto ao segundo tema, por qual partido político o eleitor tem preferência ou simpatia, o detalhe é que quase metade dos cearenses não tem preferência por qualquer agremiação. Dos partidos citados o PT é o que mais se destaca com 30% das citações, seguido do PMDB com 6% e do PSDB com 5%. Um total de 46% disseram não ter preferência por nenhuma das atuais agremiações.

 

A pesquisa, a primeira após o início da propaganda eleitoral no rádio e televisão, foi contratada pela Televisão Verdes Mares. Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro foram entrevistados 1.214 eleitores cearenses. Segundo o Ibope, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos para todos os dados alcançados.

 

Diário do Nordeste

Comentários