Em média, 4 pessoas são vítimas de crimes sexuais por dia, no Ceará

PUBLICIDADE
17 ago 2017

Estado tem, em média, 142 casos dessa natureza por mês, neste ano. Prisão mais recente foi em Cariré, onde um homem é acusado de abusar de oito crianças. Pelo menos três vítimas o identificaram como autor do crime. FOTO: ILUSTRATIVA

O Ceará tem uma média de 142 vítimas de crimes sexuais registrados por mês, neste ano. De janeiro a julho, o Estado computou 996 casos de violência sexual. Nos últimos 12 meses, os dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam 1.728 casos, o que representa média de, pelo menos, quatro vítimas diárias. A prisão mais recente de suspeito desse tipo de crime foi divulgada ontem. Um homem de 34 anos foi capturado no município de Cariré (a 282,8km de Fortaleza) suspeito de abusar de oito crianças.

 

Pouco mais de um quarto desses quase mil crimes foi registrado em Fortaleza. Bairros da Área Integrada de Segurança (AIS) 6, como Antônio Bezerra, Quintino Cunha e Henrique Jorge, são os que concentram o maior número de casos: 37. A AIS 2 (dos bairros Conjunto Ceará I e II, Genibaú, Granja Portugal, Bom Jardim, Granja Lisboa e Siqueira) aparece logo na sequência das estatísticas, com 35 casos.

 

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram 166 vítimas, sendo 66 nas cidades de Caucaia e São Gonçalo (AIS 11).

 

A grande maioria dos crimes sexuais no Ceará em 2017 se deu no Interior. Ao todo, de janeiro a julho, foram 557 casos. Cidades da AIS 14 (localizadas principalmente na Zona Norte do Estado) são as que apresentam maior parcela de vítimas, com 117.

 

Vale ressaltar que esses são os casos registrados pela SSPDS, sem a contabilização, portanto, das situações em que a vítima não prestou queixa.

 

Cariré

 

O município de Cariré é um dos localizados na AIS 14. A prisão efetuada na Cidade foi na última sexta-feira, 11, após várias denúncias à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), que iniciou as investigações no fim de julho. De acordo com a delegada Ivana Timbó, titular da unidade, a Polícia recebeu informações de que o criminoso teria abusado sexualmente de oito crianças.

 

Três das vítimas, meninas com idade entre 9 e 12 anos, foram ouvidas na Dececa, em Fortaleza, e identificaram o suspeito como autor dos crimes. Ele, que não tinha antecedentes criminais, era vizinho delas e se aproveitava da proximidade para praticar os abusos. O acusado nega ter cometido os crimes. O nome do preso não foi divulgado pela SSPDS para proteger a identidade das vítimas.

 

Números

 

1.728 crimes sexuais foram registrados no Ceará nos últimos 12 meses

 

557

 

é o total de vítimas de crimes sexuais, em 2017, no interior do Estado

 

Saiba mais

 

Crimes sexuais

 

A Assessoria de Análise Estatística e Criminal (AAESC) da SSPDS utiliza, para esse indicador, a base de dados de crimes sexuais.

 

Ela compreende todos os crimes de atentado violento ao pudor, estupro, estupro de vulnerável e exploração sexual de menor.

 

Mês mais violento

 

Com 172 casos, maio foi o mês o que registrou o maior número de vítimas de crimes sexuais no Estado desde agosto do ano passado.

 

Fevereiro teve o menor número de casos nos últimos 12 meses: 110

 

Horário

 

Quase dois terços (66,2%) dos crimes sexuais registrados aconteceram na madrugada e pela manhã (entre zero e 12 horas).

 

Fonte: O Povo

Comentários