Equipe de pesquisadores da UFC realizam pesquisa sobre a esquistossomose em Aurora

PUBLICIDADE
13 mar 2015

Colaborou Richard Luna

 

Esteve presente na cidade de Aurora durante toda essa semana a equipe da UFC (Universidade Federal do Ceará) realizando a coleta de Caramujos para pesquisa.

 

Veja a galeria de fotos, do momento em que a equipe participava do Jornal da Sol Nascente:

FOTOS: DANILO FREIRE

 

A referida pesquisa faz parte de um projeto que tem como coordenador o Dr. Fernando (parasitologista) e como objetivo principal monitorar quatro municípios do Ceará: Jati, Aurora, Orós e Jaguaribara, uma vez que estes receberão as águas da transposição do Rio São Francisco.

 

O QUE É A ESQUISTOSSOMOSE?
A esquistossomose é uma doença causada pela larva do caramujo infectada, sendo que no Ceará apenas a espécie Bionphalaria é encontrada. Entretanto nos estados do Pernambuco, Bahia, Paraíba e Minas Gerais outra espécie é encontrada a Glabrata e esta possui um maior poder de infectividade da esquistossomose.

 

O PROJETO

O projeto científico analisará as espécies que serão coletadas nas margens do Rio Salgado para saber se já existe esta espécie Glabrata ou se ainda persiste apenas a espécie Bionphalaria. Realizará também exames de fezes, urina e sangue em alunos das escolas Vicente Rodrigues e Romão Sabiá entre as idades de 7 a 14 anos para detectar a existência de algum aluno com a doença e caso seja encontrado os pesquisadores proporcionarão o tratamento e acompanhamento do paciente.

 

Faz parte do projeto também a Dra. Marta e o aluno mestrando da UFC José Damião. A secretaria municipal de saúde juntamente com a de educação de Aurora propiciaram todo o apoio a equipe juntamente com os setores de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

 

Da redação AC

Comentários