Eunício lidera para o Governo e Tasso é o preferido para o Senado

PUBLICIDADE
23 jul 2014
Foto: Diário do Nordeste

Foto: Diário do Nordeste

A primeira pesquisa após as convenções partidárias que definiram, oficialmente, os candidatos da disputa deste ano, aponta o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB) como o preferido do eleitorado cearense para ser o futuro governador do Estado. A pesquisa foi contratada ao Ibope pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, para registrar a manifestação do eleitorado sobre os candidatos a governador e senador da República.

 

Na disputa pela vaga de senador da República, o candidato do PSDB, Tasso Jereissati, se as eleições fossem hoje, teria a maioria absoluta dos votos dos cearenses, seguido do candidato do PROS, Mauro Benevides. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição teria 62% dos votos, contra 10% do segundo colocado, o candidato tucano Aécio Neves.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho, ouvindo um total de 1.204 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número CE-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº 00233/2014.

 

Segundo o relatório apresentado pelo Ibope, o candidato Eunício Oliveira (PMDB) apresenta 44% das menções na disputa pelo Governo Estadual. Camilo Santana (PT) aparece em segundo lugar com 14% das citações. Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) completam o quadro com 6% e 3%, respectivamente.

 

Rejeição

 

A proporção dos que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto é de 16%, enquanto os indecisos chegam a 18% dos eleitores cearenses. A primeira pergunta, apresentou a relação de candidatos. Na pergunta espontânea, ou seja, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Eunício registra 7% das intenções de voto, ao passo que Camilo obtém 4%.

 

Os demais candidatos são citados por menos de 1% dos eleitores cada. Nesta pergunta, 76% dis eleitores cearenses dizem estar indecisos quanto ao voto para governador, uma proporção comum no início de campanha, diz o relatório da pesquisa, acrescentando que isso ocorre em razão de os eleitores ainda não conhecerem todos os candidatos. Outros 9% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto.

 

Quando perguntados em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, os eleitores citam três candidatos em incidências semelhantes: Camilo Santana tem 24%, Ailton Lopes é citado por 23% e Eliane Novais apresenta 22%. Eunício Oliveira é preterido por 14% dos entrevistados. Declararam que poderiam votar em todos os candidatos 16%, enquanto 31% dizem não saber ou não responderam a pergunta.

 

Senado e Presidente

 

Para o cargo de senador, Tasso Jereissati (PSDB) aparece com 58% das intenções de voto. Mauro Filho (PROS) está com 14%, Raquel Dias (PSTU) é citada por 5% e Geovana Cartaxo (PSB) é mencionada por 2%. Entre os entrevistados 11% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e 10% estão indecisos, diz o relatório.

 

No Ceará, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, aparece com 62% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) é citado por 10% dos eleitores, Eduardo Campos (PSB) está com 6%, Pastor Everaldo (PSC) tem 4% e Zé Maria (PSTU) apresenta 1º. Também constavam do disco apresentado aos entrevistados os seguintes nomes que não obtiveram menções suficientes para alcançar 1º: Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eduardo Jorge (PV). Brancos e nulos são 7% e indecisos 9%.

 

Diário do Nordeste

Comentários