Funceme registra chuvas em mais de 160 municípios cearenses

PUBLICIDADE
19 jan 2016

chuva2Desde a madrugada, chove em, pelo menos, 163 municípios cearenses nesta terça-feira (19), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o momento, a maior precipitação foi registrada em Paracuru, com 122 mm, seguido de Ipaporanga, com 110 mm. Em Fortaleza, foram marcados 28 mm.

 

Na capital, a Defesa Civil do Município informa os primeiros registros para atendimento devido às chuvas: um incêndio no bairro Vila Velha IV, inundações no Pirambu e na Praia de Iracema, nas proximidades das obras do Aquário do Ceará, e riscos de desabamento no Parque Santa Rosa e Praia de Iracema. As equipes do órgão estão na rua em atendimento aos chamados.

 

Segundo a Funceme, a nebulosidade continua associada ao fenômeno da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está próximo à região Nordeste do Brasil. Para o resto do dia, a previsão é de chuvas no centro norte do Estado e céu parcialmente nublado nas demais regiões.

 

Na próxima quarta-feira (20), a Funceme deve divulgar o prognósico da quadra chuvosa em 2016, período que vai de fevereiro a maio. Em outubro do ano passado, o órgão antecipou algumas previsões por conta da grande probabilidade do Ceará enfrentar o quinto ano consecutivo de seca.

 

Foi adiantado que existia pelo menos 97% de chances do fenômeno El Niño, que tem forte influência na qualidade da estação chuvosa, continuar sobre o estado do Ceará.

 

Veja a lista das 10 maiores chuvas registradas nesta terça:

 

Paracuru (Posto: Paracuru) : 122.0 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 110.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 104.0 mm
São Luís Do Curu (Posto: Sao Luis Do Curu) : 92.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 89.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 82.0 mm
Marco (Posto: Panacui) : 81.0 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 78.0 mm
São João Do Jaguaribe (Posto: Sao Joao Do Jaguaribe) : 75.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 75.0 mm

 

Diário do Nordeste

Comentários