Hospital limita ‘um curativo por dia’ e revoga decisão após polêmica no CE

PUBLICIDADE
18 dez 2014

Um comunicado no hospital José Barroso de Oliveira, o Frotinha da Parangaba, em Fortaleza, gerou polêmica nas redes sociais por limitar o uso de curativos na unidade. “Realizar, no máximo, um curativo por dia, salvo criteriosas exceções”, diz o aviso. O comunicado interno não relatava com clareza o objetivo e foi revogado, segundo o coordenador da gestão hospitalar e unidades especializadas, Francisco Pereira Alencar.

 

Comunicado de 27 de novembro limita uso de curativo em um por dia; servidor da prefeitura diz que mensagem foi equívoco (Foto: Reprodução)

Comunicado de 27 de novembro limita uso de curativo em um por dia; servidor da prefeitura diz que mensagem foi equívoco (Foto: Reprodução)

 

O comunicado de 27 de novembro deste ano informe que “em virtude das dificuldades de abastecimento do final do ano por parte dos fornecedores e para não faltar material médico hospitalar”, os servidores devem adotar medidas para economizar o uso de material hospitalar, o que inclui o uso de apenas um curativo por dia.

 

“O comunicado já foi revogado, na verdade foi um caso de erro de interpretação, o que o médico queria dizer é que os curativos só devem ser trocados em caso de necessidade, porque alguns pacientes recebem um curativo e trocam em seguida, sem precisar”, diz Francisco Pereira.

 

O comunicado de 27 de novembro foi divulgado em redes sociais e foi compartilhado mais de três mil vezes até esta quarta-feira (17). A prefeitura divulgou na quarta-feira um novo aviso: “Os pacientes internados deverão ser acompanhados e avaliados pelo cirurgião do serviço e que os curativos serão renovados de acordo com a necessidade de cada caso específico, ou seja, quantos curativos forem necessários para cada caso”.

 

Em relação à dificuldade de abastecimento de material hospitalar, Francisco Pereira afirma que o estoque de curativos está garantido nas unidades de Fortaleza para os próximos meses. “Em dezembro a gente compra o estoque de dezembro, janeiro e fevereiro e às vezes os fornecedores não têm o estoque suficiente, mas para o próximo ano está garantido”, explica.

 

Novo comunicado revoga limitação de um curativo por dia (Foto: Reprodução)

Novo comunicado revoga limitação de um curativo por dia (Foto: Reprodução)

 

G1 CE

Comentários