Incêndio de grandes proporções consome vegetação na Serra da Gitirana em Aurora há vários dias

PUBLICIDADE
24 nov 2015

Da Redação – Um incêndio de grandes proporções, de causas ainda desconhecidas, consome a fauna e a flora da Serra da Gitirana, na zona rural de Aurora. Apesar de distante, em alguns pontos da cidade é possível ver com clareza os estragos quilométricos que o incêndio já causou à vegetação (FOTO).

 

Moradores da localidade afirmam que os primeiros focos do incêndio surgiram no dia 13 de novembro, portanto, há 11 dias. FOTO: RENATO BRITO

Moradores da localidade afirmam que os primeiros focos do incêndio surgiram no dia 13 de novembro, portanto, há 11 dias. FOTO: RENATO BRITO

 

Moradores da localidade afirmam que os primeiros focos do incêndio surgiram no dia 13 de novembro, portanto, há 11 dias. As chamas se multiplicaram rapidamente atingindo uma grande área territorial, motivadas principalmente pelo intenso calor, vento forte e as condições em que se encontra a vegetação, com o mato completamente seco, o que contribui para a disseminação cada vez mais rápida das chamas.

 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros (CB) de Juazeiro do Norte foi acionada e confirmou presença na tarde desta terça-feira (24) no local do incêndio, no entanto, o comandante do Corpo de Bombeiros adiantou que apenas cinco homens estariam disponíveis para vir a Aurora no intuito de apagar o incêndio.

 

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município, José Dácio e o Chefe de Gabinete do Prefeito Adailton Macedo foram à imprensa nesta terça pedir encarecidamente a participação de moradores na tentativa de debelarem as chamas.

 

Pessoas residentes no sítio Gitirana e regiões vizinhas temem que o fogo atinja grandes roças de capim, que servem para alimentar o rebanho bovino nesse período de seca que já ocorre a quatro anos consecutivos.

 

A fumaça é tão intensa que tem percorrido vários quilômetros, atingido algumas áreas da sede do município, como a Vila Paulo Gonçalves e a Vila Freire.

Comentários