Justiça federal suspende posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil

PUBLICIDADE
17 mar 2016

A Justiça Federal de Brasília suspendeu no final da manhã desta quinta (17) a posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. A decisão tem cumprimento imediato.

 

A posse do ex-presidente como ministro ocorreu na manhã desta quinta (17) ( Foto: Roberto Stuckert Filho/PR )

A posse do ex-presidente como ministro ocorreu na manhã desta quinta (17) ( Foto: Roberto Stuckert Filho/PR )

 

A liminar é assinada pelo juiz Itagiba Catta Preta Neto. Segundo ele, há indícios de cometimento do crime de responsabilidade no ato.

 

No despacho, o magistrado citou um “risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal” para deferir o pedido de sustar o ato de nomeação de Lula.

 

A medida prevê ainda a nulidade de qualquer outro meio de dar ao ex-presidente a prerrogativa de foro privilegiado, o que o impediria de ser investigado pela Operação Lava-Jato.

 

Governo Federal recorrerá ainda hoje

 

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, informou que o governo federal irá recorrer ainda nesta quinta da decisão que suspendeu a posse.
Segundo ele, a iniciativa não tem amparo legal, porque outro magistrado já estaria cuidando do processo. “Estamos tomando conhecimento da situação para poder recorrer ainda hoje”, disse o ministro à reportagem.

 

Fonte: Diário do Nordeste/Folhapress

Comentários