Mais um açude no Ceará atinge sua capacidade máxima e começa a sangrar

Mais um açude no Ceará atinge sua capacidade máxima e começa a sangrar

PUBLICIDADE
27 mar 2017

Localizado em Miraíma, o açude São Pedro Timbaúba não atingia sua capacidade máxima desde outubro de 2011.

O açude São Pedro Timbaúba, localizado na cidade de Miraíma, distante 190 quilômetros de Fortaleza, atingiu 100% de volume na manhã desta segunda-feira (27).

 

Com capacidade de 15,77 hm³, o reservatório é o 5º do Ceará com sua capacidade máxima. De acordo com informações do Portal Hidrológico do Ceará, a última vez em que o açude atingiu seu volume máximo foi em outubro de 2011.

 

O principal motivo para o aumento no armazenamento de água no reservatório, foram as chuvas no Litoral Norte, macrorregião em que o açude está localizado. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já foi 77,5% acima da média histórica no local neste mês de março.

 

Além disso, especificamente na cidade de Miraíma, as precipitações registradas estão perto de atingir os 222,1 milímetros comumente observadas no município que hospeda o açude São Pedro Timbaúba. Ao todo, seis açudes já sangraram em 2017. Apenas o Tijuquinha, em Baturité, teve volume reduzido.

 

Com 98,9% de sua capacidade, outro reservatório que está prestes a sangrar é o Itaúna, na cidade de Granja, que é a cidade que mais recebeu chuvas no Ceará em março de 2017. Até a manhã esta segunda, a Funceme aponta um aumento de 128,6%, isto é, já foram registrados 651mm contra os 284.8mm normais.

 

Chuvas

 

No intervalo de 7h deste domingo (26) até as 7h desta segunda, foram registradas chuvas em, pelo menos, Litoral Norte A cidade com o maior volume foi Russas, que recebeu 50,3 milímetros.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários