Mês de fevereiro teve volume de chuvas quase 150% acima do esperado em Aurora

Mês de fevereiro teve volume de chuvas quase 150% acima do esperado em Aurora

PUBLICIDADE
1 mar 2018

O mês de fevereiro, o primeiro da quadra invernosa terminou com dados animadores em Aurora. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante os 28 dias do período, o desvio positivo das chuvas, ou seja, acima do esperado, alcançou 149,2% em Aurora.

 

Rio Salgado com grande volume de água, altura da ponte, no Centro de Aurora. FOTO: RENATO BRITO

 

Para fevereiro, a Funceme esperava estimava que para terminar dentro da média eram necessários média de 162,8 milímetros para Aurora, entretanto, choveu 405,6, motivo pelo qual vários reservatórios, que há muito tempo não ficavam cheio, ainda no segundo mês deste ano terminaram sangrando, como o Açude do Tipi, por exemplo.

 

Curta nossa página no facebook

 

Apesar de ter sido em menor intensidade, as chuvas de janeiro, consideradas da pré-estação chuvosa, também ultrapassaram a meta estabelecida. No primeiro mês do ano choveu 155 milímetros, ultrapassando o volume de 147,7 mm que eram esperados, portanto, concentrando um desvio positivo de 4,9%.

 

Para março, considerado o mês de maior concentração de chuvas da quadra invernosa, são esperados 230,2mm de chuva para que a média seja alcançada.

 

Volume acumulado por localidade:

 

Aurora (sede) – Acumulado em fevereiro: 307,5mm

 

Ingazeiras – Acumulado em fevereiro: 233mm

 

Sítio Lages (Santa Vitória) – Acumulado em fevereiro: 309,6mm

 

Tipi – Acumulado em fevereiro: 405,6mm

 

Comentários