Moradores percebem cheiro estranho em água de poço profundo e vigilância Sanitária constata colocação de veneno

PUBLICIDADE
23 jul 2014

Autoridades de saúde apuram uma ação criminosa e totalmente deselegante que atingi diretamente uma comunidade da zona rural de Aurora.

 

Eliézio Luiz com o Fiscal Sanitário Fábio Bezerra, identificaram forte odor de veneno de combate a pragas, formigas, no local. (Foto cedida pela Vigilância Sanitária)

Eliézio Luiz com o Fiscal Sanitário Fábio Bezerra, identificaram forte odor de veneno de combate a pragas, formigas, no local. (Foto cedida pela Vigilância Sanitária)

 

O fato é que a Vigilância Sanitária de Aurora, sob o comando de Eliézio Luiz; foi informada na manhã desta quarta-feira (23.07), por meio da vereadora Maria Iracilda, que atua também como assessora da secretaria de educação do município, de que populares na localidade de Morro Dourado, nas proximidades do distrito de Ingazeiras estavam reclamando de um mal cheiro muito forte de veneno no interior de um poço profundo existente no local.

 

Além de abastecer a comunidade, o poço fornece água para a Escola Inês Maria de Jesus, onde estudam 54 alunos, entre crianças e adolescentes.

 

Segundo Eliézio, em entrevista ao “Jornal da Sol Nascente” desta quarta-feira, ele mesmo juntamente com a sua equipe puderam constatar realmente a existência do fato. “fomos até o poço profundo e verificamos a situação, onde há um cheiro fortíssimo de veneno, que alguém de má fé jogou na abertura do mesmo…”, disse ele.

 

Funcionários da escola e alunos estão levando água de casa para consumir no educandário. O agente comunitário de saúde da localidade também já se encarregou de orientar os moradores no sentido de não consumir a água do reservatório, enquanto que está sendo distribuído hipoclorito de sódio para tratamento da água ora consumida pela população.

 

O caso deverá ser encaminhado as autoridades competentes para que aja uma investigação com o intuito de chegar até o autor do crime contra aquela comunidade.

 

Qualidade do liquido

 

Ainda de acordo com Eliézio, uma coleta da água contaminada será providenciada e enviada para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para atestar a potabilidade do liquido e a proporção para uso dos moradores.

 

Risco de Contaminação

 

Felizmente não houve até o momento nenhum caso agravante em decorrência da contaminação da água. A recomendação para quem por ventura tiver ingerido água desse poço e apresentar algum sintoma, como náusea, dor de cabeça profunda oudiarreia, é que procure imediatamente o posto de saúde de Ingazeiras para que medidas sejam tomadas.

 

Da Redação

Comentários