Nº de casos de dengue passa dos 10 mil em 2014 no CE, com 24 mortes

PUBLICIDADE
11 ago 2014

dengueO Ceará supera 10 mil casos de dengue confirmados até o início de agosto deste ano. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, 10.367 casos da doença em 2013. O número fica 35% abaixo em relação ao índice do mesmo período do ano passado.

 
Ainda segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, o estado registra 24 mortes em decorrência da dengue, uma redução de 50% em relação ao ano passado. Em se tratando de casos grave da doença, houve registro de aumento de 17% no índice.

 
A doença ocorre em 133 das 184 cidades do Ceará. A Secretaria alerta para alta incidências nas cidades de Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Campo Sales, Icó , Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Nova Olinda, Piquet Carneiro, Pentecoste, Pereiro, Parambu, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tauá, Umari e Ocara. Nestes municípios, a é acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

 

Tratamento

 

Não existe um medicamento específico para a doença. Os sintomas são medicados para alívio das dores. “Se o paciente tiver dor, vai tomar remédio para dor. Se tiver náusea, remédio para náusea”, explica o médico. Ele alerta para o uso de medicamentos antiinflamatórios, a base de ácido acetil-salicílico e fitoterápicos, já que eles“alteram a coagulação do sangue e aumentam o risco de sangramento”.

 

Como os pacientes com dengue perdem muito líquido, é preciso um cuidado redobrado com a hidratação. Beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos é fundamental ao tratamento. Por outro lado, os especialistas recomendam que sejam evitadas bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes.

 

G1 CE

Comentários