NOVEMBRO AZUL: Gestão municipal de Aurora intensifica ações de combate ao câncer de próstata

PUBLICIDADE
21 nov 2017

A prefeitura de Aurora tem buscado conscientizar a população sobre a importância da realização de exames prévios que busquem prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

 

A palestra integrou as ações promovidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo em torno da Campanha Novembro Azul.

 

Para tanto, uma vasta programação está sendo tocada pela secretaria municipal de saúde no intuito de esclarecer o público alvo da importância do diagnóstico precoce da doença.

 

Neste sábado (18/11) o vice-prefeito do município – o médico Urologista, Dr. Edglê Filho proferiu uma palestra sobre o tema, voltada principalmente ao grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento ocorreu no Auditório da Casa da Cultura e contou com um grande público.

 

O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens a partir dos 50 anos e é a segunda maior causa de morte por câncer na população masculina, superado apenas pelo de pulmão.

 

Segundo o Urologista Dr. Edglê, o diagnóstico do câncer de próstata é realizado através do exame de toque retal, dosagem do antígeno prostático específico, chamado PSA, e exames de imagem. “Entre os exames de imagem estariam a ultrassonografia, por via transabdominal ou transretal, e a Ressonância Magnética.

 

A secretária de Saúde – Cicera Monalisa destacou que estas ações são importantes para conscientizar nossa população.

 

Durante as abordagens do médico em torno da doença, várias dúvidas foram esclarecidas pelo profissional. Dr. Edglê esclareceu que o preconceito jamais deve existir e que a prevenção com a realização de exames continua sendo o melhor remédio.

 

A palestra integrou as ações promovidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo em torno da Campanha Novembro Azul.

 

A secretária de Saúde – Cicera Monalisa destacou que estas ações são importantes para conscientizar nossa população.  Vamos continuar trabalhando buscando a prevenção das doenças possam acometer nossos irmãos.

 

Chances de cura

 

Se diagnosticado precocemente as chances de cura do câncer de próstata chega a 90%, disse Dr. Edglê Filho. Para tanto, o Urologista recomenda a realização anual do exame chamado PSA. Além deste, deve ser realizando em conjunto, o exame físico (toque retal), ou seja, a realização do PSA, não elimina o exame físico.

 

Assessoria de Comunicação

Comentários