OUÇA ÁUDIOS: Reunião define composição do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungúnya e Zika

OUÇA ÁUDIOS: Reunião define composição do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungúnya e Zika

PUBLICIDADE
18 jul 2017

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica, pasta ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, realizou nesta terça-feira (18) uma reunião para formação do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Virus Chikungúnya e Zika Vírus.

 

O comitê, obrigatoriamente precisa ser composto por várias representações, unindo assim, secretarias municipais, segmentos da sociedade, como movimentos sociais, forças de segurança, Câmara Municipal, dentre outros. FOTO: RENATO BRITO

 

O comitê, obrigatoriamente precisa ser composto por várias representações, unindo assim, secretarias municipais, segmentos da sociedade, como movimentos sociais, forças de segurança, Câmara Municipal, dentre outros.

 

A mesa diretora do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Virus Chikungúnya e Zika Vírus é formado por Benaia Ferreira de Moraes (presidente), Eliézeio Pereira Luiz (vice-presidente), Renata Emanuely Lucena (secretária executiva) e Cícero Tavares (secretário executivo-adjunto).

 

Finalidade do Comitê

 

O Comitê é uma instância coletiva que visa gerenciar e monitorar, em parceria com o estado, outros municípios e sociedade civil, as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, no âmbito municipal, para o enfrentamento da Denge, do vírus Chikungunya e Zika vírus.

 

O Comitê deverá apoiar o fortalecimento das três frentes de trabalho definidas no Plano Nacional: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

 

Opiniões

 

Presente à reunião e representando a Câmara Municipal, juntamente com o vereador Cícero de Nequinho, o parlamentar e presidente da Casa, Aderlânio Macedo falou da importância do Comitê e da participação da população em torno da questão. O vereador destacou que é preciso cada um fazer a sua parte para a situação não fugir do controle.

 

 

Para o Coordenador da Vigilância Sanitária e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Luiz, o momento serve para apelar à população em torno de sua participação. Para ele, é preciso unir todos os seguimentos em prol de um bem comum.

 

 

O Secretário de Agricultura, José Dácio de Souza classifica o momento como importante e atenta para a união neste momento para continuarmos melhorando os índices no município.

 

 

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Benaia Ferreira destaca que a criação do Comitê busca mobilizar a todos na luta contra a infestação das arboviroses. Benaia também enumerou dados relativos a infestação da Chikungunya neste último boletim divulgado pela SESA, que ultrapassam as estatísticas de casos e dengue no estado e exalta o baixo nível de infestação no município, porém consciente de que o trabalho não parar.

 

Comentários