Palestra com o médico psiquiatra do CAPS orienta pais de crianças autistas de Aurora

PUBLICIDADE
21 jun 2017

Dr. Demontier Aurélio, médico Psiquiatra. FOTO: AQUICONECTADOS ARQUIVO

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o NAAAF (Núcleo Aurorense de Apoio ao Autista e Familiares), órgãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizaram nesta terça, 20, palestra informativa destinada às famílias de crianças autistas assistidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.

 
O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Aldemir Martins, tendo como palestrante o médico Psiquiatra Dr. Demontier Aurélio, que de forma minuciosa conversou com as famílias presentes no acontecimento.

 
Antes a Coordenadora do CAPS, Alana Kisley, destacou a importância da parceria do CAPS com o NAAAF, que tem como Coordenadora, Pâmela Bruna. Alanna disse que a parceria irá fortalecer o trabalho de sua pasta junto ao público alvo.

 
Logo após, o palestrante ressaltou que o autismo é uma doença sem cura, portanto, trata-se de um problema genético, ou seja, as crianças já nascem com ela, inclusive falou que existem casos em que a criança aparenta normalidade até um ano de idade.

 
Dr. Demontier frisou que as crianças com autismo costumam conversar sozinhas, e de que a cada mil crianças, seis nascem com a doença. Os pais presentes no evento discutiram acerca da discriminação por parte da sociedade, como também em muitos casos a falta de paciência dos genitores para com os seus filhos.

 
Concernente a falta de paciência, o médico palestrante explicou que é preciso continuar ensinando as crianças, como também relatou que algumas delas têm dificuldades para aprender algumas coisas, porém, ao mesmo facilidade para entender outras.

 
No final do acontecimento, a subsecretária de saúde, Alanna Macedo, frisou que a partir de agora a secretaria de saúde trabalhará em sintonia com a pasta da educação, visando fortalecer o nível da educação inclusiva nas escolas da rede pública municipal.

 
É importante destacar que atualmente o CAPS atende 30 famílias de crianças com autismo, sendo que o médico psiquiatra Demontier Aurélio – atende todas as segundas-feiras, portanto, uma vez por semana.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comentários