Postos podem continuar fechados na sexta-feira

Postos podem continuar fechados na sexta-feira

PUBLICIDADE
26 mar 2018

Atendimento nos postos autorizados a funcionarem no feriado de ontem (24), tive movimento intenso em determinados horários ( Foto: Saulo Roberto )

A falta e um acordo entre os representantes patronais e de empregados dos postos de combustíveis no Ceará deve comprometer o abastecimento de veículos no feriado da Páscoa, na próxima sexta-feira, dia 30 de março. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sinpospetro), Ardilis Arrais, a reunião de mediação com o Ministério do Trabalho, marcada para o último dia 22, não aconteceu e o próximo encontro entre as partes será apenas em 6 de abril.

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos) foi procurado pela reportagem para comentar a movimentação do último feriado e as negociações com os empregados, mas até o fechamento desta edição não retornou às ligações.

 

Para voltar a dar expediente em todos os feriados, como no ano passado, o Sinpospetro negocia um reajuste de 3,8% nos salários, mais 20% no valor da cesta básica. Além disso, levaram para a mesa de negociações a manutenção de medidas acertadas na última convenção coletiva de trabalho, que incluem vale refeição, seguro de vida, hora extra a 80%, proibição de terceirização e proibição de jornada intermitente.

 

Negociação individual

 

Sem a participação do Sindipostos, o presidente do Sinpospetro, Ardilis Arrais, informou que os empregados têm negociado diretamente com os donos de postos de combustíveis interessados em garantir o funcionamento nos feriados. No último domingo (24), feriado da Carta Magna, apenas 35 estabelecimentos puderam funcionar normalmente no Estado, dos quais 23 eram em Fortaleza.

 

Movimentação

 

A reportagem percorreu na manhã de domingo áreas da cidade e constatou movimento intenso em boa parte dos postos autorizados a funcionar durante o feriado. Boa parte dos motoristas que se deslocavam até os postos tinham recebido, por grupos de WhatsApp, a lista dos locais que estariam operando neste domingo. “Não acho que essa decisão prejudique as pessoas. Eu recebi a lista e, como vi que um posto aqui perto iria abrir, deixei para abastecer hoje (ontem). Você se prejudica porque não está acostumado com essa rotina, mas agora que sabemos, dá pra se programar”, defende o comerciante Michel Hernandes, 56, que estava no posto de gasolina localizado no cruzamento das ruas Ildefonso Albano e Padre Valdevino.

 

Ao todo, segundo balanço preliminar do Sinpospetro, apenas dois postos da Capital funcionaram irregularmente e, no Interior, o número chegou a 19.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários