Prefeito Adailton Macedo entrega Estratégias de Saúde da Família às comunidades de Calumbí e Mocó

Prefeito Adailton Macedo entrega Estratégias de Saúde da Família às comunidades de Calumbí e Mocó

PUBLICIDADE
15 mar 2016

As famílias residentes nas localidades de Calumbí e Mocó, áreas rurais do município de Aurora, na região do cariri, vivenciaram nesta segunda-feira, 14, um momento histórico no respaldo da saúde pública do município.

 

Img0_600x400

Doto: Luiz Neto/Assessoria de Comunicação

 

A matéria em ênfase diz respeito às ações deflagradas pelo prefeito Adailton Macedo concernente a entrega das equipes dos serviços de saúde da família, que a partir de agora passarão a atender os moradores das referidas comunidades, como também as famílias circunvizinhas.

 

A principio Adailton, juntamente como o novo secretário municipal de saúde, Raimundo Alexandre e comitiva estiveram no sitio Calumbí, no período da manhã, onde houve a solenidade de entrega dos citados serviços de saúde a comunidade local.

 

Em breve pronunciamento, Alexandre falou da sua satisfação em poder fazer parte da gestão municipal do prefeito Adailton Macedo, inclusive se colocou a disposição da população para ajudar no que for possível. “Agradeço a Adailton pelo convite e prometo que sempre estarei pronto para ajudar as famílias mais necessitadas dessa terra tão acolhedora”, disse o secretário.

 

Na sequencia, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Chico Henrique parabenizou a população presente no local, como também a equipe de saúde que cuidará daquelas famílias, desejando-lhes boa sorte no trabalho.

 

Por sua vez, o prefeito Adailton Macedo discorreu acerca da responsabilidade que a equipe de saúde terá pela frente, isto é, cuidar de 299 famílias, ou seja, 1.182 pessoas, que segundo Adailton considera uma controvérsia todas essas famílias serem atendidas no centro da cidade, quando na verdade seria muito mais viável deslocar os profissionais da saúde até as comunidades.

 

Adailton agradeceu ao Sr. Assis Alves (presente no local), que ainda no ano de 1997 fez a doação de um terreno para a construção do posto de saúde daquela localidade. Na época, Adailton era vereador, portanto, já se passaram 19 anos. Todavia, quis o destino que ele (Adailton) fosse prefeito de Aurora para poder realizar o sonho daquelas humildes famílias do Calumbí.

 

O chefe do executivo aurorense esbanjou elogios ao Coordenador de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Mikael Figueiredo, falando sobre sua importância nessas ações da saúde deflagradas pela administração municipal, cujo profissional mesmo trabalhando no anonimato tem se tornado figura determinante nas ações da gestão municipal.

 

Participaram também do evento, os vereadores Aderlânio Macedo e Iracilda Saraiva, o Chefe de Gabinete, Sebastião Rangel, os secretários municipais Francisco Fernandes (de Administração), Jussiê Alves (dos Transportes) e Socorro Macedo (do Trabalho e Desenvolvimento Social), a professora Ana Calixto (representante da Educação), além da população de modo em geral.

 

NO MOCÓ

 

No período da tarde, também da segunda-feira, 14, a mesma ação foi deflagrada no sítio Mocó, oportunidade em que a comunidade local marcou presença em bom número para receber do prefeito Adailton Macedo esses essenciais serviços básicos de saúde de grande relevância para os moradores de Mocó e região adjacente.

 

Na comunidade, Adailton garantiu as famílias ali residentes que se engajará no sentido de viabilizar recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde daquela localidade, cuja verba deverá ficar disponível para que o próximo prefeito execute a obra – já que o tempo que lhe resta de administração não será suficiente para deflagrar a ação.

 

Adailton destacou a importância da descentralização dos serviços básicos de saúde, além de ressaltar que o ministério da saúde preconiza que para municípios do porte de Aurora fechar o ciclo de cem por cento de atendimento junto a sua população – precisam de 12 equipes de saúde da família, portanto, a gestão municipal do prefeito Adailton Macedo passa a atender a recomendação do órgão federal.

 

Todavia, o alcaide aurorense se comprometeu no sentido de que se o local onde irá funcionar o serviço de Estratégia Saúde da Família Ingazeiras II (Sítio Mocó) oferecer o mínimo de estrutura para comportar um consultório odontológico, autorizará a implantação do mesmo.

 

Nos momentos finais do acontecimento, Adailton Macedo foi surpreendido pela aluna Beatriz dos Santos, do 4º ano de ensino da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Mauro Sampaio, do Distrito de Ingazeiras, que por meio de mensagem escrita agradeceu a Adailton pela educação escolar de qualidade que o mesmo tem proporcionado junto ao corpo discente da rede pública municipal de ensino. As palavras da criança de apenas 8 anos de idade emocionaram Adailton, que falou que é justamente esse tipo de reconhecimento que o anima na sua luta ininterrupta em prol do povo de sua terra, onde em seguida abraçou e beijou carinhosamente a aluna.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura Municipal de Aurora

Comentários