Senado: Tasso lidera com 54%, Mauro tem 20%

PUBLICIDADE
3 set 2014
Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois.

Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois.

O ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida ao Senado Federal com 54% das intenções de voto, contra 20% do deputado estadual Mauro Filho (Pros) na nova rodada de pesquisa O POVO/Datafolha. As candidatas Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU) estão empatadas com 2%, cada.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de setembro, duas semanas após o início do Horário Eleitoral Gratuito e logo em seguida ao debate realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO entre os candidatos ao Senado. O Datafolha ouviu 1.042 eleitores em 41 municípios cearenses. A pesquisa está registrada no TSE sob os números CE 00021/2014 e BR 00517/2014.

 

Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois. Raquel Dias oscilou negativamente três percentual e Geovana, um. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco/nulo manteve-se em 9%, e o de indecisos passou de 10% para 13%. Todas as variações estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Este ano, apenas uma vaga ao Senado está em disputa.

 

Desempenho de cada um
Tasso ganha em todos os segmentos de sexo, idade, escolaridade e renda. Na divisão por faixa etária, Tasso obtém seu índice mais baixo entre os eleitores com mais de 60 anos (48%). Entre os jovens, tem 50%, registrando crescimento de 10 pontos com relação à última pesquisa. Mauro Filho registra seu melhor desempenho justamente no segmento entre 16 e 24 anos (25%).

 

O desempenho de Tasso é melhor quanto menos escolarizado é o eleitor (57% entre quem tem nível fundamental, 41% com nível superior). Com Mauro, dá-se o inverso (19% no nível fundamental e 25% no superior). No quesito renda, Tasso registra seus melhores desempenhos nos extremos: entre quem ganha até 2 salários mínimos (57%) e os que ganham acima de 10 salários mínimos (54%). Mauro tem sua melhor pontuação nos estratos intermediários (25%).

 

Saiba mais

A pesquisa O POVO/Datafolha revela um descasamento entre as eleições para o Governo e Senado.

 

O cruzamento de dados mostra que 39% dos eleitores de Camilo Santana (PT) votariam em Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado. Já o candidato de Camilo, Mauro Filho (Pros), recebe 42% dos votos de seus eleitores.

 

Já entre os eleitores de Eunício Oliveira (PMDB), 76% pretendem votar em Tasso, enquanto 13% dizem votar em Mauro Filho.

 

Entre os eleitores do PT, o tucano registra 48% das intenções. Mauro, 28%.

 

O Povo Online

Comentários