Senador Eunício se reúne com Temer e garante recursos para impedir colapso d’água na Capital e RMF

Senador Eunício se reúne com Temer e garante recursos para impedir colapso d’água na Capital e RMF

PUBLICIDADE
28 out 2016

O senador cearense Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, anunciou na manhã desta sexta-feira (28), em entrevista exclusiva ao programa “Ceará News”, ter obtido junto ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), recursos para solucionar o iminente colapso do abastecimento d’água em Fortaleza e sua Região Metropolitana. Além disso, uma grande reunião deverá ser marcada para a próxima semana, em Brasília, com prefeitos atuais e os eleitos e reeleitos, com o mesmo objetivo; evitar o colapso total de água no Interior do Estado.

 

Presidente Temer e o senador Eunício tiveram uma longa reunião.

Presidente Temer e o senador Eunício tiveram uma longa reunião.

 

Eunício revelou ter tido uma longa e produtiva reunião com Temer na noite desta quinta-feira (27), que se prolongou até por volta das 22 horas. Além do Presidente, esteve também presente ao encontro o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. “Nosso objetivo foi buscar soluções urgentes para tratar do assunto que tem trazido angústia e aflição ao povo cearense”.

 

“Irresponsavelmente, os governos anteriores e o atual nada fizeram nos últimos 10 anos para evitar que chegássemos ao colapso no abastecimento d’água na Região Metropolitana de Fortaleza. Coloquei toda esta situação ao Presidente e este me autorizou e o ministro da Integração Nacional a encontrarmos juntos uma solução. Os recursos estão garantidos”, afirma o senador.

 

“O Presidente autorizou os recursos e, junto coma Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, vamos buscar solução para esta grave e urgente demanda. Mas vamos também buscar solução para o Interior. Por isso, estamos agendando para a outra semana uma grande reunião em Brasília com todos os prefeitos cearenses, especialmente os atuais e os eleitos dos Municípios que já decretaram estado de calamidade pela falta d’água. Todos serão convidados, independente de partido, independente de opção política-partidária. Não vamos fazer picuinhas com um assunto tão sério para o povo cearense”.

 

Transposição

 

O senador revelou, ainda, que, além das providências imediatas para coibir o colapso do abastecimento d’água na Região Metropolitana de Fortaleza e as soluções a serem discutidas para o Interior, como a perfuração de poços e a utilização de adutoras, outra questão maior será avaliada e solucionada: a conclusão do trecho da transposição do Rio São Francisco que fará chegar água no Município de Jati (a 539Km de Fortaleza), que vai garantir água para o estado.

 

Ainda sobre a Transposição, Eunício Oliveira aproveitou para esclarecer que a conclusão das obras do trecho até Jati foi paralisada por conta do fato de a Construtora Mendes Júnior ter “quebrado”, como ficou demonstrado na Operação Lava Jato. O objetivo, agora, é sanar esta situação com nova licitação para que outra empresa conclua o trabalho e o Ceará passe a receber as águas do “Velho Chico”.

 

FONTE: Ceará News 7

Comentários