Vigilância Epidemiológica e PSE de Aurora realizam Semana de Saúde na Escola

PUBLICIDADE
15 mar 2016

As Coordenações Especializadas de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Saúde na Escola – PSE que tem como coordenadores o Biomédico e Gestor em Saúde Pública Dr. Richard Luna e Sâmya Flávia, respectivamente, realizaram durante o período de 07 a 11 de março, a semana de saúde na escola 2016, sob o tema “UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UM PAÍS INTEIRO. COMUNIDADE ESCOLAR MOBILIZADA CONTRA O AEDES AEGYPTI.” A semana também contou com o apoio das Equipes de Saúde da Família Araçá 2, Equipe de Saúde da Família São Benedito e do Tipi.

 

Img0_600x400 (1)

 

Durante toda a semana foram realizadas palestras sobre o Aedes aegypti e as diferenças entre os sintomas e tratamento das três viroses, as complicações ocasionadas pela Dengue, Zika e Chikungunya como, por exemplo, Dengue com complicações, Febre Hemorrágica da Dengue, Síndrome do Choque da Dengue, Microcefalia, esta causada em associação ao Zika vírus, e por fim a Síndrome de Guillain Barré causada em pacientes que apresentaram Febre do Chikungunya.

 

Logo após as palestras aconteceu uma Oficina para a confecção de armadilhas para captura de Aedes aegypti, conhecidas como “mosquitoeiras” onde na oportunidade foram confeccionadas pelos alunos das escolas Romão Sabiá, Antonio Landim e Antonio Amâncio.

 

O coordenador da vigilância epidemiológica Dr. Richard ressalta que a referida semana foi de grande importância e que teve uma participação em grande número dos alunos dos educandários, sendo que na oportunidade foram proferidas palestras para mais de 1.000 alunos e produzidas mais de 1000 armadilhas.

 

Richard ressalta ainda que as armadilhas foram levadas para casa pelos alunos e que estes retornarão com as mesmas num prazo de um mês para que se possa analisar a proliferação de mosquitos e a sua eliminação, e que caso não aconteça a proliferação isso significará que na residência não possui mosquitos adultos.

 

O combate ao mosquito Aedes aegypti em Aurora tem sido realizado de forma consistente e ininterrupta, sendo que o apoio da Secretaria de Educação que tem como gestora Maria Rosilange Macedo, dos educandários e de todo o corpo gestor das escolas tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações. É a gestão do prefeito Adailton Macedo sempre priorizando o combate a esse terrível mosquito com ações eficazes.

 

Secretaria Municipal de Saúde
Richard Luna
Fotos: SMS

Comentários